MEIO AMBIENTE

Garantir o equilíbrio ambiental por meio da preservação e do desenvolvimento de políticas públicas sustentáveis, é fundamental para o nosso planeta e para o lugar onde vivemos. E isso só é possível com a participação e colaboração de toda nossa população.

Franco da Rocha possui iniciativas como o plantio de mudas nativas, o IPTU Verde, programa que oferece descontos como incentivo para que moradores adotem práticas sustentáveis e, para o futuro, nossos planos são para construir novos projetos que fortaleçam o vínculo entre o cidadão e o meio ambiente, com medidas efetivas no dia a dia, como a implantação da coleta seletiva, a criação do conselho municipal de proteção animal e a ampliação de áreas verdes em toda cidade.

ENCHENTE

Nos últimos anos, Franco da Rocha trabalhou muito para minimizar os impactos das fortes chuvas e tornar nossa cidade mais resiliente.

Com um programa de combate às enchentes efetivo, fizemos parcerias com o governo do estado e construímos dois reservatórios, além de dois pôlderes e o piscinão AV03, que fica no Jardim União.  

Para o futuro, está prevista a construção de mais dois piscinões no Ribeirão Eusébio, com a mesma ideia: reter a água que cai na bacia e controlar a velocidade de sua chegada às áreas habitadas, diminuindo os riscos de alagamentos. E é assim que Franco da Rocha está se tornando uma cidade mais segura e resistente às chuvas.

ESPORTE

A prática esportiva traz benefícios para a saúde do corpo e da mente e em Franco da Rocha, o esporte faz parte das políticas públicas de inclusão e transformação social. Com a construção de polos esportivos em diferentes bairros da cidade, os franco-rochenses passaram a ter modalidades esportivas que abrangem desde a infância à terceira idade, contribuindo para a formação do cidadão, garantia de bem-estar e envelhecimento saudável.

Nos próximos quatro anos, nossos planos são para ampliar oficinas e espaços para as práticas das atividades já oferecidas, construir novos equipamentos de esporte, além de criar programas de incentivo aos atletas e paratletas do nosso município

GESTÃO E GOVERNANÇA

Construir um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia, definição e monitoramento de metas para avaliar, direcionar e acompanhar a atuação da gestão pública, com objetivo de conduzir políticas públicas e realizar a prestação de serviços de interesse da sociedade de forma responsável e transparente, é a melhor maneira de guiar os rumos de uma cidade. Com gestão e governança, vamos ampliar e modernizar o atendimento aos cidadãos franco-rochenses, com a implantação de novos sistemas e a otimização dos serviços que já existem no município.

HABITAÇÃO

Ter um lugar para morar é um direito básico de todo cidadão, por aqui, estamos trabalhando para garantir dignidade aos franco-rochenses com programas de regularização fundiária, construção de moradias populares, saneamento básico, urbanização e pavimentação de vias, além de  acesso aos serviços públicos e transporte, sem perder de vista a preservação ambiental, a gestão de recursos hídricos, a ampliação do acesso à terra e moradia adequada.

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Garantir o desenvolvimento econômico sustentável, com qualidade de vida e geração de trabalho e renda à população franco-rochense, é o maior compromisso do nosso governo, dando continuidade ao projeto de orientação ao crescimento de Franco da Rocha, deixando para trás o estigma de cidade dormitório e abrindo as portas para receber grandes empresas e novos investidores.

E para garantir isso, executaremos ações de incentivo, com o objetivo de nos consolidarmos como polo dos centros logísticos na região metropolitana do estado de São Paulo, executando ações em parceria com os governos estadual, federal e iniciativa privada, além de incentivar a integração regional.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Garantir atendimento digno e de qualidade, para os diferentes grupos sociais que apresentam seus direitos essenciais violados, como alimentação, condições de moradia e renda mínima, são os principais pilares da assistência e desenvolvimento social.

Todas essas ações estão previstas no Sistema Único da Assistência Social, o SUAS, responsável por organizar e implementar políticas públicas direcionadas às famílias em situação de vulnerabilidade social. Em Franco da Rocha, nosso compromisso é oferecer mais oportunidades, com novos programas sociais, principalmente voltados à formação e geração de emprego, garantindo conhecimento, autonomia e renda para esses cidadãos.

SAÚDE

Garantir saúde de qualidade para todos os franco-rochenses é um dos nossos principais compromissos e, para garantir isso, todo o sistema de saúde da cidade passou por reestruturação nos últimos anos, com a ampliação e implantação de novos serviços, a construção de equipamentos, como a Upa24h e a realização de novos sonhos, como a construção da nossa maternidade.

Para os próximos anos, nossos projetos incluem a construção de mais unidades básicas de saúde, a ampliação da cobertura do programa Estratégia Saúde da Família, além da construção de um Hospital Dia para a realização de pequenas cirurgias, garantindo atendimento rápido e de qualidade para quem mais precisa.

EDUCAÇÃO

Ter acesso à educação de qualidade é um direito de toda criança. Por aqui, com a participação da população e, principalmente, da comunidade escolar, garantimos nos últimos anos grandes avanços na área, como a construção de novas escolas, com a ampliação no número de vagas em toda rede, a reforma de todas as unidades escolares e uma política de transparência relacionada a vagas em creche.

Para os próximos anos, continuaremos com os investimentos em infraestrutura, com prédios mais modernos e preparados para atender os pequenos franco-rochenses, a criação de novos espaços educativos, além de reafirmar o compromisso com a valorização dos profissionais da educação.

SEGURANÇA PÚBLICA

Fortalecer o sistema de segurança pública é garantir o acesso da população a direitos básicos como à vida e à liberdade. Nos últimos anos, Franco da Rocha implantou políticas públicas de segurança efetivas no município, consolidando o papel da Guarda Civil Municipal no cotidiano da cidade, com a ampliação e valorização do efetivo, a construção de uma nova sede da GCM,  a realização de estratégias integradas de segurança e, neste ano, com a criação e implantação da Secretaria de Segurança Pública. 

Além disso, pela primeira vez, o município utiliza a tecnologia à serviço da segurança dos cidadãos, com a implantação de um moderno sistema de monitoramento por câmeras, resultando em eficiência e rapidez no atendimento das ocorrências. E não para por aí: o planejamento para os próximos anos inclui a implantação do Projeto Guardião/Guardiã Maria da Penha para combater a violência doméstica e a implantação de Bases Móveis nos bairros com maior incidência de ocorrências.

RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE

Combater a desigualdade de gênero e ampliar a consciência sobre a diversidade é uma importante ferramenta para garantia de direitos e de cidadania para grupos historicamente mais vulneráveis. 

Nos últimos anos, o município de Franco da Rocha atuou pela valorização da mulher na vida pública, pela garantia de assistência integral à saúde feminina, combate à violência de gênero e incentivo à diversidade e liberdade religiosa. Para isso, foram implantados serviços como a Casa da Mulher, o Programa de Economia Solidária, o Núcleo de Atendimento à Vítima de Violência e o programa Mãe Franco-rochense, que oferece assistência à gestante durante o ciclo da gravidez. 

O Conselho da Igualdade Religiosa e a Semana da Diversidade atuam para garantir  a pluralidade cultural, o amplo debate e a luta por igualdade de direitos.

Para o futuro, o município tem o compromisso de implantar um maior número de unidades de serviços socioassistenciais, incentivar a criação de políticas públicas para fortalecer cotas para mulher negra, além de implementar programas de incentivo à inserção da população LGBTQI+ no mercado de trabalho e na educação profissionalizante.

MOBILIDADE URBANA

Dá pra imaginar uma cidade sem semáforos? Quem é franco-rochense se lembra bem de como era a cidade nessa época. 

Dos últimos anos pra cá, Franco da Rocha passou por uma verdadeira transformação, com toda reorganização da região central e dos bairros com tráfegos mais intensos: implantamos sistemas de sinalização, monitoramento por câmeras de segurança, construímos novas avenidas, remodelamos a entrada da cidade, entregamos dois terminais de ônibus, a estação de trens e, com a participação da população, fomos a primeira cidade da região a implantar o Plano de Mobilidade Urbana, o PLAMOB, que organizou o planejamento na área para os próximos dez anos. Agora, o nosso desafio é continuar avançando, garantindo mais qualidade de vida e segurança para todos!

CULTURA E TURISMO

A cultura em Franco da Rocha ganhou novos ares e muito mais vida nos últimos anos, com a implantação de atividades e oficinas culturais, além da construção, reforma e reabertura de espaços voltados para arte, como o Museu de Arte Osório Cesar, o primeiro museu da região e o novo cartão postal do município.

O objetivo para esses próximos anos é implementar políticas públicas em parceria com os governos estadual e federal, incentivando produções artísticas e espaços culturais, além de preservar a memória e o patrimônio da cidade, fazendo da nossa história um combustível para atrair novos olhares como um potencial turístico na região metropolitana do Estado de São Paulo.