2013, o início da construção

Em 2013, a prefeitura inovou e resolveu decidir o futuro de Franco da Rocha de uma maneira mais democrática, convidando a população a participar desse processo para apontar em quais áreas gostaria que os investimentos fossem aplicados. Nascia assim o Plano Plurianual Participativo, o PPA, onde a prefeitura, junto a população, decide quais são as prioridades da cidade pelos próximos quatro anos.

Para ouvir os moradores e realizar uma discussão pública, a cidade foi dividida em oito regiões contendo diferentes bairros. As plenárias foram feitas em escolas dentro de cada uma dessas áreas.

Em todas as visitas, a prefeitura apresentou propostas de melhorias em temas relacionados a áreas fundamentais para o desenvolvimento da cidade, como saúde, educação, cultura, meio ambiente, esporte, enchentes, segurança pública, mobilidade urbana, entre outras. Durante as plenárias, os moradores também conheciam o orçamento municipal, gastos em serviços fixos (pagamento de servidores, merenda, coleta de lixo), além dos investimentos para construção de novos equipamentos públicos.

2017, é hora de continuar

O PPA Participativo deu tão certo, que em junho de 2017 o projeto foi levado aos pequenos franco-rochenses. A edição, chamada de PPA Kids, aconteceu nas escolas da cidade e contou com a interação dos alunos da rede municipal de educação, que compartilharam junto com professores, gestores, pais e funcionários ideias de como seria a cidade dos sonhos e apresentaram sugestões de melhorias para os bairros onde moram.

Além disso, as nossas propostas foram discutidas também em conferências temáticas e em formulário de votação online, garantindo ampla participação popular em mais uma edição do plano, na qual a população elegeu suas prioridades até 2021, contribuindo para uma Franco melhor.

Hoje, o resultado desse trabalho conjunto pode ser visto por toda a cidade, com a construção e reforma de escolas, novos investimentos em saúde, pavimentação e infraestrutura nos bairros, projetos habitacionais e de mobilidade urbana, entre outros avanços que têm um pouquinho de cada franco-rochense.

2021, sonhando ainda mais

Em 2021, o cenário do PPA ganhou um novo formato, com olhar redobrado para a segurança e saúde da nossa população devido à pandemia.

Neste ano, para garantir que a construção do PPA 2022-2025 acontecesse com toda segurança, o processo de votação e debate foi feito de forma digital, por meio de votação aqui na plataforma do Participa, além de conferências onlines, que aconteceram em cinco regiões da cidade e foram transmitidas, ao vivo, em nossos canais oficiais de comunicação.

Como funciona o Plano
Plurianual Participativo
?

Você opina

Na internet e nas redes sociais você escolhe e dá sua opinião sobre as prioridades da cidade para os próximos quatro anos

A população debate

Nas conferências virtuais a população discute com o prefeito os problemas e propostas de cada região

A Câmara vota

Os vereadores analisam, discutem e votam a proposta apresentada e preparada com a sua ajuda

Metas Definidas

Franco da Rocha tem um plano de trabalho para o futuro: nossos sonhos para os próximos quatro anos, a cidade do jeito que a gente quer!

São 13 temas para debate, clique nos ícones e conheça mais

São 13 temas para debate, clique nos ícones e conheça mais

Saúde
Segurança Pública
Mobilidade Urbana
Educação
Esporte
Enchentes
Meio Ambiente
Cultura e Turismo
Desenvolvimento Econômico
Habitação, Urbanismo e Infraestrutura
Gestão e Governança
Relações de Gênero e Diversidade
Assistência Social